A cirurgia plástica de orelhas (otoplastia) é o procedimento que leva à correção das orelhas (tamanho, forma), minimizando, assim, deformidades congênitas ou decorrentes de sequelas e traumas. Além disso, também pode haver a correção do lóbulo em decorrência, por exemplo, do uso de brincos pesados ou de alargadores.
O cirurgião plástico Dr. Leonardo Braga destaca que:
A otoplastia pode ser feita a partir dos 5-6 anos de idade e recomenda que seja feita nessa faixa etária, pois coincide com o início da idade escolar, prevenindo-se, com isso, que tais crianças sejam expostas a eventuais traumas psicológicos que com frequência ocorrem, resultantes da prática do bullying.
A intervenção cirúrgica dura, em média, 2 horas e deve ser realizada em centro cirúrgico. A incisão é feita atrás das orelhas, deixando as cicatrizes escondidas. A anestesia é local, local com sedação ou geral, cuja decisão é tomada junto com o paciente.
Os resultados da cirurgia são observados logo após a sua realização, havendo um período de, aproximadamente, 21 dias para que as orelhas atinjam seu formato final. Ainda, o Dr. Leonardo Braga informa que no período pós-cirúrgico será necessária a utilização de uma faixa elástica específica.
Compartilhar
Entre em contato, tire suas dúvidas e agende sua consulta.